Muffins & Cupcakes para amigos queridos…

Muffins e cupcakes são bolinhos individuais, que podem render fornadas sortidas ou monotemáticas. A diferença entre os dois está na massa. A massa dos cupcakes é a massa de bolo tradicional, porém bem mais leve. A massa dos muffins costuma ser bem mais densa e pesada.

Os cupcakes datam do século XIX, do tempo em que o forno não dava conta de assar bolos grandes e o jeito era usar latas ou xícaras. São minibolos decorados com confeitos, ganache, creme de manteiga  ou pasta americana.

No que se refere aos muffins, há controvérsias. Os alemães garantem que a palavra ‘muffen’, que quer dizer “pequeno bolo”, dá origem definitiva ao nome. Os franceses, por sua vez, defendem ‘moufflet’, macio. Mas a terra-natal é a Inglaterra, onde a tradição os relaciona aos dias frios, à geléia e ao chá. A massa, versátil, aceita chocolate, banana e até ingredientes salgados. Na Inglaterra também são conhecidos como “fairycakes” ou “bolinhos mágicos”.

Aqui estão alguns exemplos dos muffins e cupcakes que faço. Esses foram feitos para queridos amigos, que fui visitar e que me visitaram. As duas primeiras fotos são do muffin de polenta e bacon e as duas últimas fotos são do cupcake de chocolate com cobertura super cremosa de chocolate e amêndoas torradas.

São sempre uma lembrança agradável. Bom apetite!

Published in: on 20/04/2010 at 22:58  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://legourmette.wordpress.com/2010/04/20/muffins-cupcakes-para-amigos-queridos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: