Bolo Confete

Que tal um bolo colorido para alegrar uma tarde cinza e fria?

Fiz esse Bolo Confete faz umas duas semanas, em um dia cinza e frio como o de hoje. Eu particularmente gosto dos dias assim, pois não suporto calor e umidade; e aí eu posso comer mais, pois também não sinto fome quando está muito calor.

Peguei essa receita de um livrinho de Bolos Caseiros e Bolinhos, de uma coleção da Dona Benta. Adoro esses livrinhos!!! Tem receitas práticas e gostosas para fazer. Aí vai a receita e ao final, algumas fotinhos.

Bolo Confete

3 ovos

1/2 xícara de chá de açúcar

1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo

1/2 xícara de chá de manteiga amolecida (90 g)

1 colher de chá de essência de baunilha (eu coloquei 1/2 colher, pois às vezes o cheiro da baunilha me enjoa)

1 colher de chá de fermento em pó

1 pacote (80 g) de pastilhas crocantes de chocolate (Confete ou outra marca; congele antes de usar; você pode colocar as pastilhas no congelador antes de separar os ingredientes da receita e deixar por lá enquanto vc prepara tudo)

Açúcar impalpável para polvilhar

Modo de preparo:

– Bata os ovos com a açúcar na batedeira, em velocidade média, até dobrar de volume. Aos poucos, junte a farinha e misture bem (eu fiz esse processo de juntar a farinha na batedeira, porém coloquei na menor velocidade; você pode fazer a adição e misturar manualmente, se desejar). Agregue a manteiga, a baunilha e o fermento (também fiz essa etapa na batedeira, na menor velocidade).

– Coloque um pouco de massa em forma com cone central (16 cm de diâmetro x 8 cm de altura) untada e enfarinhada e espalhe uma parte das pastilhas congeladas. Repita a operação, terminando com massa, e alise a superfície com uma espátula ou colher.  Obs.: eu misturei as pastilhas de uma vez na massa e coloquei na forma e alisei a superfície; achei mais fácil.😉

Asse em forno moderado preaquecido (180°C) por cerca de meia hora ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Desenforme morno. Depois de frio, polvilhe açúcar impalpável. Se desejar, cubra o bolo com ganache: derreta em banho-maria 150 g de chocolate meio amargo com uma caixinha (200 g) de creme de leite e mexa até ficar liso e brilhante. Espere esfriar para utilizar.

Obs: Eu usei uma forma um pouco maior (19 cm de diâmetro) e meu bolo ficou um pouco mais baixo, mas ficou ótimo. Assei em forno 210°-220°C, por 45 minutos (acho que todos já sabem sobre meu forno).

Espero que façam e gostem. Fica ótimo para servir com um café. Bom apetite!

Published in: on 30/03/2011 at 16:54  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://legourmette.wordpress.com/2011/03/30/bolo-confete/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

