Bolo Peteleco ou Bolo de Tabuleiro

Ontem passei uma tarde muito agradável na casa dos meus queridos amigos Rebecca e Clayton. Na hora de ir embora, a Becca me fala que está com vontade de comer Bolo Peteleco (que eu conheço como Bolo de Tabuleiro…rs) faz um tempo. Aí eu falo que tenho a receita e ela me pergunta quando eu vou fazer…rs Então resolvi fazer hoje, nesse Domingo frio e chuvoso, para matar a vontade da minha querida amiga.

O Bolo Peteleco antigamente era chamado de Bolo de Tabuleiro; pelo menos era esse o nome que vinha na receita da caixinha do chocolate em pó da Nestlé e que agora mudou.

É um bolo bem fácil de fazer, não precisa de batedeira ou liquidificador. Lembro que minha mãe sempre fazia esse bolo quando éramos mais novas…😀

Aí vai a receita para vocês:

Bolo Peteleco ou Bolo de Tabuleiro

3 xícaras de chá de farinha de trigo

2 xícaras de chá de açúcar

1 xícara de chá de chocolate em pó

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 xícara de chá de óleo

2 ovos

2 xícaras de chá de água fervendo

Cobertura:

6 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de chá de manteiga

1/2 xícara de chá de água

Preparo:

– Para a massa, misture em uma tigela a farinha, o açúcar, o chocolate em pó, o fermento e o bicarbonato. Junte o óleo, os ovos ligeiramente batidos e misture um pouco, para incorporar esses ingredientes aos pós. Por último, adicione as 2 xícaras de água fervendo e misture a massa até ficar homogênea.

– Pré-aqueça o forno por 10 minutos. Despeje a massa em uma assadeira retangular (20 x 30 cm) untada e enfarinhada.  Asse em forno quente (200ºC; eu assei na temperatura de 210º – 220º C) por cerca de 45 minutos, ou até que enfiando um palito, ele saia limpo.

– Para a cobertura, misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, deixando ferver até obter uma calda grossa. Retire do fogo e espalhe ainda quente sobre o bolo, assim que retirá-lo do forno. Deixe esfriar e corte em quadrados. Se quiser, vc pode decorar com granulado ou outro confeito, como eu fiz.

Umas fotinhos do bolo…

Becca, esperando vc vir pegar seu bolo. Não resisti e comi um pedacinho para experimentar. Espero que vc goste do bolo amiga querida!!!!

Bom apetite!!! E boa semana!!!!

 

Published in: on 21/08/2011 at 19:52  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://legourmette.wordpress.com/2011/08/21/bolo-peteleco-ou-bolo-de-tabuleiro/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

