Quibe de Proteína Texturizada de Soja

Eu adoro quibe, mas devo confessar que nunca fui muito fã de proteína texturizada de soja… Mas isso mudou quando experimentei esse quibe lá no Curso Objetivo Chef, da Escola Wilma Kovesi… Bom, fácil, rápido e o melhor, nem parece que é de soja…🙂 Meus amigos e meus pais adoraram. Uma ótima alternativa para quem é vegetariano.

Aí vai a receitinha para vocês:

Quibe de Proteína Texturizada de Soja

1 xícara de chá de proteína texturizada de soja (pode ser  em pedaços grandes – que eu triturei no liquidificador depois de hidratada – ou  em pedaços menores)

1 xícara de chá de trigo para quibe deixado de molho por 4 horas (aqui, eu deixei de molho por uma meia hora, para ele ficar mais firme)

1 xícara de chá de ricota passada pela peneira (eu amassei a ricota com um garfo, até ela ficar bem fininha; não passei pela peneira)

30 ml de molho de soja

1/2 cebola picada

1/4 de xícara de chá de hortelã picada

1/4 de xícara de chá de salsa picada

1 ovo

1 xícara de chá de farinha de rosca

3 colheres de sopa de manteiga

Preparo:

– Deixe a proteína texturizada de soja de molho, conforme as instruções da embalagem. Esprema bem a proteína de soja e o trigo, que também estava de molho. Aqui, um truque: para vc não ter que espremer o trigo em um pano de prato, vc pode colocá-lo em um recipiente e cobrir com água até mais ou menos um dedo acima do trigo. Assim ele fica hidratado, mas vc não precisa espremer. E como eu disse anteriormente, a proteína de soja eu triturei no liquidificador depois de hidratada.

– Misture todos os ingredientes em um recipiente grande, exceto a manteiga e amasse até formar uma massa homogênea. Adicione sal, se achar necessário.

– Se desejar, recheie com o que sobrou da ricota usada na massa. Eu temperei a ricota com sal, azeite, salsa e cebolinha. Coloquei metade da massa do quibe no refratário, adicionei o recheio de ricota e cobri com o restante da massa. Cubra com pequenos pedaços de manteiga e leve para assar, em forno preaquecido a 180ºC, até secar e dourar levemente.

Vc pode servir com uma bela salada e terá uma refeição completa, leve e equilibrada.

Espero que vcs façam e gostem. Bom apetite!

Published in: on 08/12/2011 at 11:25  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://legourmette.wordpress.com/2011/12/08/quibe-de-proteina-texturizada-de-soja/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

